Reconhecimento foi revelado durante cerimônia em Huzhou, na China
Na última semana, a pequena Antônio Prado, na Serra Gaúcha (RS), foi anunciada como uma das melhores vilas turísticas do mundo pela ONU Turismo. O reconhecimento foi revelado durante cerimônia em Huzhou, na China, e colocou o destino brasileiro entre os 52 locais mais inspiradores do planeta no turismo rural, ao lado de vilarejos da Europa, Ásia e África.
Com cerca de 13 mil habitantes, o município gaúcho tornou-se símbolo da preservação da herança italiana no país. Suas ruas de pedra e casarões centenários formam o maior conjunto arquitetônico da imigração italiana no Brasil, com 47 edificações tombadas como patrimônio histórico.
Mais do que um retrato do passado, Antônio Prado vive sua cultura em cada detalhe. As celebrações locais são um convite à mesa farta e à convivência comunitária. A “Noite Italiana”, por exemplo, é uma das festas gastronômicas mais tradicionais do país, enquanto a Fenamassa, Festival Nacional da Massa, que acontece em novembro, deve reunir mais de 50 mil visitantes em busca da autêntica culinária colonial.
A conquista faz parte da quinta edição do selo “Best Tourism Villages”, criado para valorizar destinos que unem sustentabilidade, inovação e inclusão social. Nesta edição, mais de 270 comunidades de 65 países concorreram, tornando o feito brasileiro ainda mais expressivo.
Para o ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino, o prêmio destaca o potencial das pequenas cidades brasileiras. “Esta é uma vitória que mostra a força do nosso turismo rural. Antônio Prado é um tesouro que preserva a história da imigração italiana e a transforma em uma experiência turística rica e sustentável. Iniciativas como esta são muito importantes, valorizam as comunidades, geram renda e colocam nossos destinos como uma vitrine global”, afirmou.
O reconhecimento também reforça a importância do turismo de base comunitária, segundo o diretor da ONU Turismo para as Américas, Heitor Kadri. “Deve ser motivo de grande orgulho para os moradores ver a vila de Antônio Prado entre as melhores do mundo. Esse reconhecimento mostra que o turismo de base comunitária, pautado pela autenticidade e hospitalidade, conquista não apenas os visitantes, mas também o respeito internacional. É um exemplo claro de como o empenho dos moradores e empreendedores locais pode transformar o potencial de um destino em um produto de nicho com forte valor econômico e cultural”, destacou.
O Brasil contou com oito finalistas na disputa deste ano. Além da vencedora gaúcha, estiveram na lista Cocanha (SP), Conceição de Ibitipoca (MG), Delfinópolis (MG), Grão Mogol (MG), Leoberto Leal (SC), Piraí (SC) e Tiradentes (MG). A diversidade dos concorrentes mostra a força do turismo rural brasileiro, que ganha cada vez mais visibilidade internacional.
O selo “Best Tourism Villages” vai além do reconhecimento. Ele funciona como uma plataforma global de desenvolvimento para destinos rurais, com três frentes principais: o destaque às vilas já reconhecidas, o Programa de Upgrade, que oferece mentoria a localidades promissoras, e a Rede Best Tourism Villages, que hoje conecta 319 comunidades em todo o mundo para troca de experiências e boas práticas.
Esta é a segunda vez que o Brasil aparece na lista da ONU Turismo. Em 2021, a comunidade de Testo Alto, em Pomerode (SC), foi a pioneira no país. Famosa pelas casas em estilo enxaimel e pela valorização da cultura pomerana, a vila catarinense se destacou por iniciativas de cicloturismo e turismo de experiência, transformando suas tradições em oportunidades sustentáveis.
Assim como Testo Alto, Antônio Prado mostra que o interior do Brasil tem histórias que encantam o mundo e um potencial crescente para transformar cultura e hospitalidade em desenvolvimento sustentável.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.