Encontro acontecerá no Teatro Rio Vermelho e promete ampliar o debate científico
A capital de Goiás será palco nos dias 18 e 19 de abril de 2026 do congresso “Autismo Sem Fronteiras”. O evento retorna a Goiânia após superar todas as expectativas em sua primeira edição, que aconteceu em 2025, reunindo milhares de participantes. O encontro acontecerá no Teatro Rio Vermelho e promete ampliar o debate científico, abordando sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e comorbidades.
O lançamento oficial do evento ocorreu em 27 de agosto, quando as diretoras Ana Flávia Dantas, Letícia Amaral e Maíra Tomo posaram para um ensaio fotográfico usando tons de azul, cor símbolo do orgulho autista. A iniciativa é organizada pela Associação Mães em Movimento pelo Autismo (MMA) e deve atrair profissionais da saúde, da educação, do direito, além de estudantes e familiares.
Segundo a consultora de marketing do ASF, Ana Flávia, “é preciso transcender as limitações geográficas, culturais e até classificatórias na forma de perceber, entender e vivenciar os autismos existentes nas mais diversas camadas sociais”.
A proposta do congresso “Autismo Sem Fronteiras” é derrubar barreiras sociais e capacitistas, ampliando o acesso a pesquisas e técnicas comprovadas. Para Maíra Tomo, “a evolução clínica e a qualidade de vida dos autistas e das suas famílias dependem desse esforço contínuo de divulgação e educação científica”.
O evento terá caráter interdisciplinar, reunindo nomes nacionais e internacionais das áreas médica, educacional, social e psicológica. O objetivo é abrir espaço para práticas inovadoras e discussões que reforcem padrões de inclusão e desenvolvimento.
A presidente da MMA, Letícia Amaral, destaca a relevância estratégica da escolha. “Pela posição geográfica estratégica de Goiás, posicionada no coração do Brasil, Goiânia foi escolhida como a sede da segunda edição, para podermos receber participantes no evento dos quatro cantos do Brasil, permitindo potencializar as trocas de backgrounds e histórias de vidas, o que permite democratizar o conhecimento especializado de ponta na ponta”.
Ela ressalta que a realização do congresso representa uma oportunidade histórica para que o estado lidere o debate científico sobre o autismo, consolidando Goiás como polo nacional de conhecimento e inclusão.
A programação será definida pelo renomado Dr. Hélio Van der Linden, neurofisiologista da USP e especialista em neurologia infantil. Segundo ele, “o objetivo é trazer as mentes e os mentores mais geniais e criativos sobre o Transtorno do Espectro Autista e outras condições cumulativas, com o objetivo de empoderar, informar e capacitar o público participante”.
Van der Linden adianta que a segunda edição do congresso será marcada pela inovação. “O objetivo é trazer as mentes e os mentores mais geniais e criativos sobre o Transtorno do Espectro Autista e outras condições cumulativas, com o objetivo de empoderar, informar e capacitar o público participante”. Ele reforça ainda a missão das mães organizadoras: promover uma sociedade mais inclusiva, disseminando conhecimento acessível e práticas baseadas em evidências para melhorar a qualidade de vida das pessoas no espectro e suas famílias.
Congresso Autismo Sem Fronteiras – II Edição
Datas: 18 e 19 de abril de 2026
Local: Teatro Rio Vermelho, Centro de Convenções de Goiânia (GO)
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.