Técnica oferecida há mais de 50 anos em Iretama combina bem-estar, natureza e propriedades terapêuticas
No município de Iretama, no Paraná, uma experiência singular oferecida há mais de meio século vem conquistando cada vez mais visitantes no resort Jurema Águas Quentes: o tradicional banho de lama negra. Com lama retirada diretamente de um poço de dois metros de profundidade, o ritual chama atenção não apenas pelo aspecto curioso, mas por integrar um circuito de bem-estar e relaxamento em meio à natureza.
A lama sulforosa utilizada no tratamento é proveniente do Aquífero Guarani, o mesmo que abastece as águas termais do resort, que emergem naturalmente a 42°C. Segundo Ione Franco, responsável pelo SPA Jurema, “a nossa lama negra termal sulforosa possui em sua composição elementos com propriedades benéficas à pele. A sua característica física esfoliante promove uma limpeza e estimula a renovação celular”.
Com entrada incluída na hospedagem, a atividade pode ser feita por pessoas de todas as idades. Os hóspedes retiram a lama de um recipiente e aplicam no próprio corpo. Após a secagem, o produto é removido nos chuveiros do local antes de seguir para os ofurôs e a piscina de hidromassagem.
O ritual compõe o Caminho dos Sentidos, um circuito sensorial que envolve três etapas. A primeira começa em um jardim com natureza exuberante, onde os visitantes caminham descalços sobre seixos rolados e imersos em água fria, promovendo estímulos semelhantes à reflexologia.
“O processo pode trazer benefícios terapêuticos, uma vez que, ao caminhar sobre as pedras, acontece o estímulo em pontos de pressão dos pés – semelhante à reflexologia – promovendo relaxamento e alívio de tensões”, explica Ione. Em seguida, os visitantes seguem para o banho de lama e finalizam o trajeto relaxando nos ofurôs aquecidos naturalmente.
O percurso busca promover desconexão e reconexão com os sentidos, unindo contato com a natureza, autocuidado e tradição regional em um ambiente planejado para estimular o corpo e a mente.
O complexo Jurema Águas Quentes é considerado o maior destino de águas termais do Sul do Brasil. Com uma área de 3,4 milhões de metros quadrados, abriga dois resorts: o Lagos de Jurema e o Jardins de Jurema. Reconhecido nacionalmente, o espaço foi eleito nos últimos dois anos como um dos melhores resorts do Brasil.
O local combina conforto, experiências terapêuticas e uma natureza preservada, criando o cenário ideal para quem busca descanso, saúde e bem-estar. Com atividades que integram corpo e mente, o resort se tornou referência em turismo de bem-estar e experiências sensoriais no país.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Apaixonada por jornalismo musical, ambiental e político, tem interesse por diferentes culturas e idiomas. Além da redação, é também fascinada por fotografia e pelo universo do entretenimento da Coreia do Sul. Com pautas focadas no mundo da arte, do entretenimento e da cultura pop asiática, busca trazer leveza ao caos do dia a dia, além de promover o acesso à informação e gerar oportunidades para todos.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.