Projeto cultural patrocinado pela Equatorial Goiás oferece shows didáticos e gratuitos em escolas públicas com foco em música brasileira e formação artística
A partir desta quinta-feira (29), o interior de Goiás volta a ser palco de uma proposta que une educação, arte e inclusão cultural. Com patrocínio da Equatorial Goiás via o Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes, tem início a segunda edição do Circuito Musical Sabah Moraes, que contempla cidades como Bonfinópolis, Goiás, Jussara, Itapirapuã, Matrinchã e Aruanã nos próximos dias.
O projeto leva para escolas públicas apresentações conduzidas por Sabah Moraes, cantora, compositora e professora de canto, ao lado do violonista e produtor musical Ney Couteiro. Com repertório formado por músicas brasileiras e autorais, o circuito ainda inclui gêneros de outros estados para ampliar a bagagem cultural dos alunos.
“São shows para as crianças, adolescentes, professores e funcionários dessas escolas, que têm no repertório músicas brasileiras e autorais, de beleza e brasilidade, incluindo no repertório, ainda, importantes gêneros musicais de outros Estados brasileiros, para aumentar o leque cultural dos alunos”, afirma Sabah.
Além da performance, os artistas promovem vivências musicais educativas, aproveitando sua formação acadêmica na área. Ambos têm graduação e mestrado em música, o que proporciona ao público uma experiência legítima e sensível, integrando arte, pedagogia e cultura. O projeto faz parte da Caravana de Artes Integradas Concertoria, iniciativa mais ampla de promoção cultural itinerante.
A primeira etapa desta edição passou por cidades como Minaçu, Porangatu, Uruaçu, Nova América, Itapaci, Goianésia, Jaraguá e Damolândia, sempre com recepção calorosa. O objetivo, segundo os realizadores, é fortalecer a formação cultural de estudantes da rede pública, oferecendo acesso gratuito a produções musicais de qualidade.
Ao unir elementos de identidade nacional, arte e educação, o Circuito Musical Sabah Moraes promove o que os organizadores chamam de “letramento sensível”, desenvolvendo escuta ativa, respeito às diversidades sonoras e contato com o universo da música como ferramenta de transformação.
A Equatorial Goiás, principal patrocinadora da iniciativa, acredita que o investimento em projetos culturais é uma maneira de transformar realidades e descentralizar o acesso à arte. Desde que iniciou operações em Goiás, a empresa já destinou mais de R$ 24 milhões a projetos culturais, apoiando 86 iniciativas em mais de 100 municípios.
Em 2023, o Programa Goyazes patrocinou uma variedade de ações que passaram por música, teatro, dança, cinema e literatura, com destaque para eventos como o Festival Música no Prato, Semana Santa de Goiás – 279 anos, Festival de Humor Itinerante, Zabumba Beach Tour, Todos Sax e Festival Cultural do Muquém.
A 2ª edição do Circuito Sabah Moraes se soma a esse conjunto de iniciativas que revelam o potencial da cultura como motor de desenvolvimento. Ao apoiar projetos de educação musical com abrangência regional, a Equatorial contribui para a formação de plateias conscientes, respeitosas e sensíveis à diversidade cultural brasileira.
Data: 29/05/2025
Local: Escola Municipal Hermínio Lemes
Data: 30/05/2025
Local: Escola Municipal Cora Coralina
Data: 02/06/2025
Local: Centro Municipal de Educação Infantil Sílvia Queiro
Data: 03/06/2025
Local: Escola Railda Regina
Data: 04/06/2025
Local: Escola Municipal Alice Camelo
Data: 05/06/2025
Local: Escola Municipal de Tempo Integral Darcy Bandeira de Mel
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Apaixonada por jornalismo musical, ambiental e político, tem interesse por diferentes culturas e idiomas. Além da redação, é também fascinada por fotografia e pelo universo do entretenimento da Coreia do Sul. Com pautas focadas no mundo da arte, do entretenimento e da cultura pop asiática, busca trazer leveza ao caos do dia a dia, além de promover o acesso à informação e gerar oportunidades para todos.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.