CNH Digital: veja como ativar, usar e aproveitar os recursos da habilitação eletrônica

Documento é gratuito

Saiba tudo sobre a CNH Digital (Foto Canva)

Os motoristas brasileiros passaram a contar, desde 2018, com a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital), disponível em todo o país por meio do aplicativo oficial do Governo Federal. A solução gratuita, criada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e integrada ao aplicativo CNH Digital GOV, permite que os condutores tenham a habilitação no celular com validade vinculada à CNH física.

CNH Digital é uma versão eletrônica da carteira de motorista e tem o mesmo valor jurídico da cédula física. Com a ferramenta, o cidadão pode apresentar o documento durante fiscalizações de trânsito sem a necessidade do papel. O aplicativo utiliza critérios avançados de segurança e permite acesso ao documento mesmo sem conexão com a internet, favorecendo a praticidade em qualquer situação.

Além de dispensar o porte da versão impressa, a CNH Digital traz facilidade para quem precisa consultar informações rapidamente. “O documento digital reduziu o risco de multas por esquecimento”, destaca o Denatran.

Como ativar a CNH Digital?

Para ativar a CNH Digital, o motorista deve possuir a versão atual do documento, emitida a partir de 2019, contendo QR Code. O primeiro passo é baixar o aplicativo CNH Digital GOV, disponível nas lojas Google Play e App Store. Em seguida, é necessário fazer o login utilizando a conta Gov.br (nível prata ou ouro), informar os dados da habilitação e ativar o documento com a leitura do QR Code – em alguns casos, pode ser solicitada também confirmação facial.

Após a validação, o documento fica disponível automaticamente no celular. Como medida de segurança, o aplicativo exige a criação de uma senha de acesso, solicitada sempre que o usuário abrir a CNH Digital. O sistema ainda permite a emissão offline, ou seja, o motorista pode apresentar o documento mesmo sem internet.

A ativação leva, em média, menos de cinco minutos e não gera custo para o usuário. Segundo o Serpro, o processo é 100% automatizado e não requer visita presencial ao Detran, exceto em situações com pendências cadastrais.

Como consultar pontos, multas e fazer transferência

O usuário pode acessar o menu “Infrações”, selecionar a opção “Minha CNH” e visualizar todos os pontos registrados por infrações. O aplicativo exibe detalhes da multa, incluindo data, local e órgão autuador.

Também é possível receber alertas em tempo real sobre novas autuações e acompanhar o prazo para recorrer. Além disso, o aplicativo permite:

  • Gerar o Código de Autorização para Transferência;
  • Visualizar notificações eletrônicas;
  • Cadastrar veículos;
  • Consultar informações sobre recalls de fabricantes.

A CNH Digital ainda facilita o pagamento de multas.

Outras informações estão disponíveis neste link.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Design sem nome (2)
Autor: João Pedro Oliveira

Apreciador de boas histórias, filmes e games. Repórter no portal Gazeta Culturismo.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.