A Gazeta Culturismo separou vários filmes para entender melhor a relação entre um pai e seus filhos
Com a aproximação do Dia dos Pais, muitos familiares refletem sobre o papel crucial desempenhado por essas figuras ao redor do mundo. Seja por sua presença marcante, seus conselhos firmes, ou até mesmo por sua ausência sentida, os pais ocupam um espaço significativo no imaginário coletivo e nas experiências individuais.
Pensando nisso, o portal Gazeta Culturismo preparou uma seleção especial de filmes que retratam a importância da paternidade em diferentes contextos. As obras escolhidas para celebrar o Dia dos Pais exploram com sensibilidade as várias faces da relação entre pais e filhos — desde o apoio silencioso até os conflitos geracionais.
Estrelado por Will Smith e Jaden Smith, o filme dirigido por Gabriele Muccino explora a história de Chris Gardner, que enfrenta diversos desafios financeiros em seu cotidiano. O mundo de Chris muda completamente quando sua esposa abandona a casa, obrigando o homem a cuidar sozinho de Christopher, seu filho de apenas 5 anos. Como se não bastasse, Gardner acaba sendo despejado do apartamento em que habita com o garoto, e se vê forçado a estagiar em uma empresa que não lhe paga pelo trabalho até ser efetivado no quadro de funcionários. Enquanto tenta enfrentar os desafios da vida, Chris não abandona o filho, mesmo que tenham que morar em lugares como abrigos comunitários e estações de trem, até poder oferecer uma vida melhor para o garoto.
Onde assistir: Apple TV / Prime Video
Um dos mais cativantes filmes de Steven Spielberg, “Prenda-me Se For Capaz” narra a história de Frank Abagnale Junior (Leonardo DiCaprio), um jovem meliante mestre dos disfarces, e um dos alvos mais procurados dos Estados Unidos. Durante o longa, Frank se esquiva do agente do FBI Carl Hanratty (Tom Hanks), que usa todos os truques para capturar o criminoso. Porém, Abagnale é cheio de truques, estes ensinados por seu pai, na qual o filme revela os mistérios do jovem através de flashbacks.
Onde assistir: Paramount+
Premiado no festival de Cannes, o longa-metragem “Pais & Filhos” narra a história de Ryota Nonomiya, um homem de negócios ocupado e bem sucedido, que mantém o controle do filho, Keita, sobre um punho de ferro, sempre exigindo o máximo do jovem. A situação de Ryota muda completamente quando o hospital em que Keita nasceu liga para o homem, o informando que houve uma troca durante o nascimento, e que Ryota não é o pai biológico do garoto. Com o seu ego e emocional devastados pela notícia, o pai se vê forçado a tomar medidas que antes eram impensáveis, colocando a prova o ditado “pai é quem cria”.
Onde assistir: Telecine / Prime Video / Apple Tv
“Os Cowboys” é um western francês dirigido e atuado por Thomas Bidegain, destaque no Festival Varilux de Cinema Francês em 2016. O longa segue a história de Alain e sua família, fazendeiros e cowboys no interior da França. Durante um festival de dança, a filha Kelly, de 16 anos, acaba desaparecendo juntamente do namorado. Quando a polícia desistiu das buscas, cabe a Alain e seu filho Kid (Finnegan Oldfield) buscarem por Kelly. Mesmo formando um laço duradouro com o garoto, Kid vê sua infância e adolescência se esvaindo durante as buscas por sua irmã, que de acordo com as pistas encontradas pela dupla, se foi por vontade própria. “Os Cowboys” não apenas tem um grande foco na relação de pai e filho, a produção também se aprofunda em temas como a perda da infância, o distanciamento de pais e filhos, além de refletir sobre os desejos internos das crianças, que podem ir em contramão da vontade dos pais.
Onde assistir: Apple TV
Estrelado por Omar Sy (Lupin), “Uma Família de Dois” narra a trajetória de Samuel, um bon vivant que aproveita os prazeres que a vida tem a oferecer. Para o desagrado de Samuel, porém, uma de suas ex-namoradas acaba dando a luz a Glória, e a deixa aos cuidados do homem para criar a garota sozinho. Apesar de ter tentado encontrar a mãe biológica da menina, as buscas de Samuel são em vão. Oito anos se passam e Samuel e Glória agora possuem um laço inquebrável, mas a visita repentina da mãe da garota coloca a dupla em uma situação difícil. “Uma Família de Dois” conta com a direção de Hugo Gélin, enquanto o roteiro é assinado tanto por Gélin quanto por Mathieu Oullion.
Onde assistir: AppleTV / Google Play / Youtube
Na saga de super-heróis da Disney Pixar, os espectadores acompanham a vida da família Pêra, composta por Roberto, conhecido como Senhor Incrível, Helen, a Mulher-Elástica, e seus três filhos, Dash, Violeta e Zézé. Após um resgate problemático, a família de heróis se vê forçada a pendurar os uniformes e a viver uma vida comum, até que um chamado a ação leva o grupo até uma ilha misteriosa. Com perigos desconhecidos, os pais, que já são veteranos no ramo, precisam confiar nas habilidades dos filhos para ajudarem na nova e perigosa missão. “Os Incríveis” conta com direção e roteiro de Brad Bird e conta com uma continuação.
Onde assistir: Disney+
Neste longa espanhol, dirigido por Miguel Ángel Vivas, o espectador acompanha a história do médico Jaime (José Coronado), que ao atender um chamado de urgência durante o seu plantão, descobre que seu filho foi brutalmente agredido enquanto curtia a noite em uma boate no centro da cidade. Decidido a descobrir o caso em sua integridade, Jaime parte em uma jornada pessoal em busca de vingança. Ignorando todas as leis, o cirurgião se encontra cada vez mais enterrado em problemas, que o faz repensar se ele realmente reconhece tanto seu filho, quanto sua filha, ao qual mal possuí um relacionamento paternal.
Onde assistir: Netflix
Baseado em fatos reais, “Paternidade” acompanha a emocionante jornada de um pai que, após a morte repentina da esposa um dia depois do nascimento da filha, precisa enfrentar sozinho os desafios de criá-la e educá-la. Inspirado no livro de memórias de Matthew Logelin, o filme protagonizado por Kevin Hart retrata, com sensibilidade e humor, as dificuldades, aprendizados e momentos de ternura que surgem nesse caminho inesperado.
Onde assistir: Netflix
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Apreciador de boas histórias, filmes e games. Repórter no portal Gazeta Culturismo.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.