Quinta edição do IPADÊ reúne artistas brasileiros e estrangeiros em dois dias de oficinas, shows e intercâmbio cultural na cidade goiana
Nos dias 29 e 30 de agosto, Pirenópolis será palco da quinta edição do IPADÊ – Encontro Cerratense de Culturas Populares, reunindo maracatu, ritmos latino-americanos, afro-brasileiros e manifestações artísticas que celebram a diversidade cultural. O evento, que integra as comemorações dos 30 anos da Comunidade Educacional de Pirenópolis (COEPi), terá oficinas gratuitas, cortejos pelas ruas históricas e apresentações de artistas do Brasil e outros países da América Latina.
A realização conta com apoio da Política Nacional Aldir Blanc e promete transformar Pirenópolis em um grande encontro cultural, onde tradição e inovação caminham juntas para encantar moradores e visitantes.
Criado em 2021 pela educadora e percussionista Juliana Bernardes, o IPADÊ surgiu a partir de uma pesquisa sobre grupos de maracatu do Centro-Oeste vinculados à Nação Porto Rico, em Pernambuco. Agora, o evento amplia seu horizonte, celebrando as expressões culturais do Brasil e da América Latina, com ênfase no intercâmbio de conhecimentos e na preservação das tradições, para que elas continuem sendo valorizadas.
Um dos destaques é o projeto Andes Tarde que Nunca, que retoma a parceria iniciada em 2011 entre a Camerata Caipira (DF) e o grupo chileno Merkén. Durante sete dias, os músicos chilenos estarão em Pirenópolis ministrando oficinas e se apresentando junto aos brasileiros. Em outubro, será a vez da Camerata viajar ao Chile para dar seguimento ao intercâmbio cultural.
A programação ainda inclui shows do brasiliense Pé de Cerrado e de grupos locais como Baque Trinca Ferro, Bloco Ipadê e Zabumba de Chita. O festival também promove oficinas de maracatu e danças populares, além de um grande cortejo que promete colorir e movimentar o centro histórico da cidade.
A Camerata Caipira é conhecida por unir ritmos tradicionais como coco, catira, samba e maracatu a arranjos contemporâneos para cordas. Já o Merkén explora sonoridades da chacarera e cueca, trazendo um toque moderno às composições autorais.
O grupo Pé de Cerrado é referência nacional na fusão entre música, teatro e cultura popular. Com mais de 25 anos de carreira, a companhia aposta em apresentações lúdicas e percussivas, inspiradas nas tradições brasileiras, com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).
– 15h: Vivência de Culturas Populares com Zeck Mutamba (Introdução ao ritmo e dança do Cavalo Marinho) | Local: sede da COEPi (R. do Carmo, 0 – Bairro do Carmo, Pirenópolis – GO)
– 17h: Oficina com Douglas Viana – Nação Porto Rico (Maracatu de Baque Virado) | Local: Beira-Rio (no Largo das Kombis, ao lado da Aldeia da Paz) | Inscrições: (62) 99138-3665
– 20h: Show com grupo Merkén (Chile) | Local: Muzza Jazz (Fazenda Mar e Guerra – GO-225, Km 02 – Pirenópolis, GO) | Valor: R$ 50 | Reservas: @muzzajazzclube
– 10h: Oficina com grupo Merkén (prática coletiva com instrumentos de cordas, percussão e vozes) | Local: sede da COEPi (R. do Carmo, 0 – Bairro do Carmo, Pirenópolis – GO) | Valor: entrada gratuita
– 16h30: Cortejo dos Baques | Local de saída: Coreto da Feira das Artes
Acontece na Beira-Rio (no Largo das Kombis, ao lado da Aldeia da Paz):
– 18h: Apresentação do Bloco IPADÊ (Baques e participantes da oficina de Maracatu)
– 18h30: Show Camerata Caipira
– 19h: Show Merkén
– 20h: Roda de Coco com Zabumba de Chita
– 20h30: Show Pé de Cerrado
SE LIGA
5º IPADÊ - Encontro Cerratense de Culturas Populares
Atrações: Camerata Caipira (DF), Merkén (Chile), Pé de Cerrado (DF), Baque Trinca Ferro (Anápolis), Bloco Ipadê e Zabumba de Chita (Pirenópolis)
Data: 29 e 30 de agosto
Local: Pirenópolis - GO
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Apaixonada por jornalismo musical, ambiental e político, tem interesse por diferentes culturas e idiomas. Além da redação, é também fascinada por fotografia e pelo universo do entretenimento da Coreia do Sul. Com pautas focadas no mundo da arte, do entretenimento e da cultura pop asiática, busca trazer leveza ao caos do dia a dia, além de promover o acesso à informação e gerar oportunidades para todos.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.