Mostras no Centro Cultural Octo Marques, Passeio das Águas, MIS e Câmara de Vereadores apresentam artistas goianos e valorizam o Cerrado
Entre os meses de setembro e outubro, Goiânia recebe importantes exposições, que trazem diversas linguagens em formato de arte. Ao todo, quatro mostras são destaques na capital, no Centro Cultural Octo Marques, no Passeio das Águas Shopping, Museu da Imagem e do Som (MIS) e na Câmara de Vereadores de Goiânia.
Até o dia 23 de outubro, o Centro Cultural Octo Marques segue com a exposição “Novas Aquisições – Coleção Artistas Goianos”, reunindo dez artistas emergentes que exploram múltiplas linguagens visuais. Curada por Paulo Henrique Silva, a mostra dialoga com o território, a memória e o bioma do Cerrado, trazendo uma reflexão crítica sobre questões socioculturais e ambientais.
Entre os nomes em destaque estão Anna Behatriz Azevedo, Benedito Ferreira, Chico Silva, Emiliano Freitas, Estevão Parreiras, Fernanda Adamski, Glayson Arcanjo, Manuela Costa Silva, Rafael de Almeida e Raquel Rocha. O percurso expositivo é estruturado em quatro “arcos”, que conectam desenhos íntimos, linguagens políticas, experimentações com luz e papel, fabulações mitopoéticas e a presença do Cerrado como narrativa e tempo.
Em celebração ao Dia do Cerrado, comemorado em 11 de setembro, o Passeio das Águas Shopping recebe a exposição “Arte Cerrado”, do artista visual Joel Costa. Localizada em frente à loja Vivara, a mostra apresenta 10 quadros feitos com terras e pigmentos naturais, retratando espécies típicas do bioma goiano e suas ameaças ambientais, como queimadas e seca de rios.
Joel Costa, natural do Rio Grande do Norte e criado em Goiás, afirma: “Minha convivência desde cedo com a natureza explica a fase atual do meu trabalho; pintando animais com terras e materiais naturais”. Ele acrescenta: “A arte é uma forma de nos reconectar com nossas origens e de despertar a curiosidade para a preservação do que nos é mais valioso: a nossa natureza”.
A mostra segue disponível até o final do mês de setembro.
O Museu da Imagem e do Som (MIS) inaugura na quinta-feira (18/9), às 19h, a coletiva “O salto da imagem para a pintura”, reunindo 28 obras de nove artistas goianos. Com curadoria de Divino Sobral, a exposição evidencia a autonomia da pintura frente a imagens fotográficas e eletrônicas utilizadas no processo criativo.
Entre os artistas participantes estão Carlos Camilo, Emiliano Freitas, Luiz Mauro, Manuela Costa Silva, Raquel Rocha, Tarcísio Veloso, Walter Pimentel, Verônica Santana e Yan Paluki. A proposta explora apropriação e manipulação de imagens, tensionando ficção e realidade em uma era marcada pela tecnologia visual. O público poderá conferir, junto às legendas, as fotografias originais que inspiraram cada pintura. A exposição fica em cartaz até 8 de novembro, com entrada gratuita.
Também na quinta-feira (18/9), às 9h, a Câmara de Vereadores de Goiânia recebe a exposição “30 anos de Arte e Tradição”, da artista Selma Di Medeiros. A mostra celebra três décadas de carreira, reunindo 30 telas em óleo que retratam a vida rural goiana e utensílios clássicos do campo. A iniciativa inclui audiodescrição e utiliza recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Selma Di Medeiros explica: “Levar as pessoas a esse saudosismo é o meu combustível. Até mesmo porque vou hastear a bandeira da tradição até o último dia da minha vida”. A mostra é gratuita e segue até 10 de outubro na sede da Câmara, localizada na Avenida Goiás, nº 2001, Setor Central.
A exposição segue em cartaz até o dia 10 de outubro.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.