Goiás beneficiará famílias com filhos com deficiência; auxílio é de R$ 500 por mês

Governador e primeira-dama apresentam iniciativa que beneficia mais de 6 mil famílias em situação de vulnerabilidade

Programa Goiás + Inclusivo ajudará famílias em situação de vulnerabilidade que possui filhos com deficiências (Foto Secom Go)

O governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado anunciaram nesta segunda-feira (22), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, o lançamento do programa Goiás + Inclusivo. A iniciativa garante um auxílio mensal de R$ 500 a 6.507 famílias com crianças e adolescentes com deficiência em situação de vulnerabilidade. “Governar é cuidar, é ter o sentimento de responsabilidade com as pessoas”, afirmou o governador.

O benefício contempla 100% dos inscritos que atenderam aos critérios do CadÚnico, abrangendo moradores de 235 municípios. O Goiás + Inclusivo integra o Goiás Social, considerado pelo governo a maior política de assistência social do país. “Chegamos a 90 programas sociais. É o Estado com o maior número de programas, que mais conseguiu tirar pessoas da pobreza e da extrema pobreza e dar a elas a emancipação, a dignidade de ganhar a vida pelo seu esforço, pelo seu trabalho”, destacou Caiado.

Goiás + Inclusivo : apoio direto às famílias

À frente da coordenação do Goiás Social, Gracinha explicou que a proposta nasceu para aliviar a rotina de quem enfrenta duplas jornadas: a dificuldade financeira e as demandas de cuidado com a deficiência. “O programa nasce para estender a mão. Atende famílias que enfrentam não apenas a dificuldade financeira, mas os desafios que uma deficiência exige em termos de cuidado, atenção e dedicação. Esse benefício representa apoio. É o reconhecimento do governo a essas mães e pais que cuidam”, ressaltou a primeira-dama.

A primeira parcela do Goiás + Inclusivo foi paga no mesmo dia do lançamento. A partir de agora, os repasses acontecerão todo dia 10. Entre os beneficiários está a dona de casa Letícia Gomes, que recebeu o cartão das mãos de Gracinha. Ela contou que o dinheiro será essencial para manter o tratamento da filha de 13 anos. “A Maria Eduarda é a segunda de trigêmeos prematuros. Lutou 41 dias na UTI para sobreviver, e teve essa perda auditiva. O dinheiro vai ajudar principalmente na compra e manutenção do aparelho que ela precisa usar”, relatou emocionada.

Direitos garantidos e dignidade para famílias com filhos com deficiência

O secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, reforçou que a política busca igualdade de condições. “As pessoas com deficiência não pedem privilégios, mas oportunidades e direitos garantidos”, afirmou. Ele destacou ainda a necessidade de manter o CadÚnico atualizado para que nenhum cidadão deixe de ser atendido.

A presidente da Adfego, Maria Clara Carvalho, celebrou o gesto do governo. “Quando você tem um Estado que te acolhe, e te dá condições, você quer viver e fazer a vida das pessoas melhor. Nós estamos aqui nessa terra para promover e cuidar das pessoas. É ter um olhar diferenciado e poder amar e ver capacidade”, disse.

O lançamento também reuniu lideranças municipais e ativistas sociais. A presidente do Coegemas, Adriana Souza, defendeu a importância da política pública. “Inclusão não é favor, é direito. Quando o Estado chega a quem mais precisa, toda a sociedade avança”.

O jovem ativista da Unicef, João Vitor Bittencourt, que tem síndrome de Down, fez questão de agradecer. “Nós precisamos do apoio do governo. Que esse seja mais um passo em nossa luta. Muito obrigado”.

Como será a entrega dos cartões para pessoas com deficiência?

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) ficará responsável pela organização da entrega dos cartões, em parceria com as secretarias municipais e o Goiás Social. Os beneficiários do Goiás + Inclusivo receberão mensagens de WhatsApp ou SMS informando data, horário e local de retirada.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Leia Mais Sobre

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.