Prefeitura de Goiânia encerra funcionamento do Goiânia Ouro

Contrato de locação não será renovado a partir de janeiro

Goiânia Ouro chega ao fim na capital

A Prefeitura de Goiânia anunciou o fim do contrato de locação do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, localizado no Centro da capital. A decisão foi confirmada pelo secretário de Cultura, Usgton Batista ao jornal O Popular, após o contrato vencer em 22 de setembro.

O espaço, que funciona desde 2006 sob gestão da Secult e ocupa o antigo Cine Ouro inaugurado em 1968, marcou recentemente 55 anos de história. Usgton explicou que a Prefeitura firmou parcerias com o governo estadual e com o Serviço Social do Comércio (Sesc) para utilizar teatros e cinemas já estruturados. A mudança também evita o gasto mensal de R$ 28,74 mil com a locação atual. Ele ressaltou ainda que o Ministério Público Estadual (MP-GO) cobrava ações diante da falta de acessibilidade do prédio.

Encerramento das atividades do Goiânia Ouro será em dezembro

O contrato de locação será prorrogado apenas até dezembro para cumprir a agenda de eventos já marcada. “Tem evento marcado até novembro, faremos uma transição e aí vamos devolver”, disse o secretário ao O Popular. A partir de janeiro, não haverá renovação.

Segundo Usgton, as atividades culturais da Prefeitura serão distribuídas entre o Sesc Centro, Teatro Goiânia, Centro Cultural Oscar Niemeyer e Cine Cultura, sem prejuízo para o público. “Vamos trocar um local por outras quatro estruturas que nos são de graça. Não teremos custo algum”, afirmou.

O prefeito Sandro Mabel (UB) assinou no mesmo dia, 22 de setembro, um termo de parceria com o Sesc e o governo estadual. A Prefeitura divulgou que o convênio trará “mais qualidade, acessibilidade e conforto ao público”, além de oferecer estacionamento no Sesc Centro.

Fim da história

Erguido na década de 1970 no interior da Galeria Ouro, o projeto inicial tinha uma proposta distinta da configuração atual. Na época, funcionava exclusivamente como cinema, o Cine Ouro, um dos mais antigos de Goiânia, com capacidade para cerca de 700 espectadores.

Segundo informações no site oficial da Prefeitura, o Goiânia Ouro foi inaugurado em 2006 “com a intenção de tornar os bens culturais mais acessíveis à população, além de incentivar o talento local e suas diversas formas de expressão”.

Antes dessa reabertura, o Cine Ouro passou por uma ampla reforma e adaptações, transformando o espaço em um Centro Cultural. Em 21 de junho daquele ano, o local foi reinaugurado, agora com capacidade para 291 pessoas no geral, sendo 217 assentos destinados ao cinema.

Ao longo dos anos, o cinema recebeu mostras de renome nacional e internacional, incluindo o Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia (FestCine), reunindo atores, diretores e outros profissionais de destaque na indústria cinematográfica. O teatro, por sua vez, retomou seu prestígio com festivais musicais, como o Goiânia Canto de Ouro, além de apresentações teatrais que marcaram seu palco.

* Com informações do O Popular.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.