Especialistas indicam que evento ocorreu devido a reentrada de lixo na atmosfera
Na noite da última quarta-feira (14/5), moradores do Distrito Federal, Goiás, Bahia e Minas Gerais foram surpreendidos por um espetáculo incomum no céu: uma intensa luz cruzando a atmosfera, descrita por muitos como uma “bola de fogo”. As imagens registradas, rapidamente se espalharam pelas redes sociais e alimentaram a hipótese de que se tratava de um meteoro.
No entanto, a explicação mais provável, segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), é bem diferente. Após análise minuciosa dos vídeos captados, os especialistas da organização concluíram que o fenômeno observado se relaciona a lixo espacial.
A Bramon traçou a trajetória do objeto e identificou que o artefato corresponde a um estágio do foguete Falcon 9, lançado em 2014. Essa parte do foguete teria se desprendido da nave durante a missão e, após anos em órbita, teria reentrado na atmosfera terrestre, gerando o rastro luminoso que chamou atenção.
“A partir da análise dos dados e da comparação com objetos em órbita com previsão de reentrada, a Bramon identificou que o objeto mais compatível com a trajetória observada é o corpo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, identificado pelo Norad 40108. Este estágio de foguete foi lançado em 5 de agosto de 2014, como parte da missão que colocou em órbita o satélite AsiaSat 8, um satélite de comunicações geoestacionário destinado a fornecer serviços de transmissão para a região Ásia-Pacífico. Após cumprir sua missão, o segundo estágio do Falcon 9 permaneceu em órbita como lixo espacial e, com o tempo, sua trajetória foi decaindo até resultar na reentrada atmosférica observada nesta quarta-feira”, informaram os especialistas da Bramon.
Em um relatório da NASA de 2014, havia cerca de 500 mil fragmentos de lixo espacial orbitando o planeta Terra. Devido a força gravitacional, os detritos retornam a Terra, mas a reentrada na atmosfera acaba causando a combustão do mesmo, o que ocasiona imagens como a que chocaram os espectadores do evento que ocorrera na noite de quarta-feira (14/5).
Com informações do G1.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Apreciador de boas histórias, filmes e games. Repórter no portal Gazeta Culturismo.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.